Nesta conversa, o especialista compartilha os bastidores do trabalho de conservação e restauração realizado, no ano passado, em cinco obras do acervo da instituição, como parte do projeto Ateliê de Restauro, desenvolvido pela própria Casa Museu. Serão abordadas as metodologias utilizadas, os desafios enfrentados e as descobertas feitas ao longo do processo, revelando aspectos técnicos e históricos das pinturas. Uma ótima oportunidade para entender como a restauração contribui para a interpretação das narrativas presentes nas obras artísticas.
Este evento faz parte da programação dos 30 anos da Casa Museu Eva Klabin, especialmente comemorado no mês de agosto de 2025.
Edson Motta é Doutor em Conservación y Restauración de Patrimonio pela Universidade Politécnica de Valencia (2004), mestre em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), especialista em Conservation of Paintings no Courtauld Institute da Universidade de Londres (1985), com reconhecimento e titulação de mestre pelo CEPEG/UFRJ (1991), bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (1978) e licenciado em História (1979) pela mesma instituição. Frequentou estágios sênior no Opificio delle Petre Dure/ Laboratori di Restauro di Firenze (2013) e no Instituto Superiore per la Conservazione ed il Restauro (2015, Roma). Atualmente é Professor Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em restauro de pintura. Atua principalmente nos seguintes temas: restauração de pinturas, arte moderna e arte brasileira.
Data: 22 de agosto, sexta-feira
Horário: 15h
Local: Casa Museu Eva Klabin - Av. Epitácio Pessoa, 2.480 - Lagoa
A 5 minutos da estação de metrô Cantagalo.
Classificação livre
Ingressos gratuitos