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A COLEÇÃO

Coleção Italiana

A Coleção Italiana se concentra na Sala Renascença. O movimento que deu nome à sala, Renascença ou Renascimento, começou na Itália, ganhou aos poucos toda a Europa, no século 15 e parte do 16, e procurou resgatar para a cultura européia os valores formais e espirituais da Antigüidade greco-romana, visando a descoberta do homem e do mundo sob nova perspectiva.

Dentre as pinturas merecem destaque: Madona, Menino e São João Batista, atribuída ao círculo florentino de Botticelli (1444-1510) e, como se trata de um dos temas preferidos da colecionadora, há vários outros exemplares de Madona com Menino, manifestações de pintores renascentistas das escolas Sienense, Florentina e Lombarda.

O grande Retrato de Nicolaus Padavinus, membro do Conselho dos Dez de Veneza, de Tintoretto (1518-1594), representa o período maneirista; Sagrada Família com São João Batista, do pintor genovês Bernardo Strozzi (1581-1644) focaliza o período barroco.

Dentre as esculturas destacam-se as da escola florentina: Madona, de Benedetto da Maiano (1442-97), com cercadura de cerâmica vitrificada de Andréa della Robbia (1435-1525); dois Anjos de Luca della Robbia (1400-82); Madona dos meninos travessos, em terracota policromada, do mestre do mesmo nome (primeiro quartel do século 16); busto de Madona e Menino, do ateliê de Lorenzo Ghiberti (1370-1455).

Os relevos importantes são os de madeira, Madona com Menino envolto em faixas, de Donatello (1386-1466) e a Assunção de Santa Maria Madalena, de um mestre florentino do primeiro quartel do século 16.

Do século 17: Marte (foto 3), bronze atribuído a Giambologna (1524-1608), representando o deus da guerra, recorda que a Itália é o berço também das primeiras manifestações do barroco; e Meninos pescando, de Giovanni Francesco Romanelli (1610-1662), é a pintura que guarnece uma das paredes do quarto de dormir de Eva Klabin.

O expressivo Menino rezando (século 19), do pintor veneziano Pietro Roi, se encontra no boudoir.

Integram ainda a coleção objetos de materiais variados como os almofarizes de bronze, a taça renascentista de pórfiro em forma de concha, duas caixas de madeira dourada com frisos de pastiglia, objetos de culto religioso cristão, o vaso em forma de ânfora e os pratos de maiólica da manufatura de Urbino.

Diversos exemplares do mobiliário do período renascentista – arcas, mesas, grandes e pequenos armários, cadeiras e bancos – acentuam a predominância do espírito da Renascença na Coleção Italiana de Eva Klabin.

Alegoria Guercino (15911666) Nápoles Óleo sobre tela 49,0 x 96,5 cm.Arca Florença século XVII Nogueira entalhada e folheada a ouro 53,5 x 170,5 x 54,5 cm.Cálice Veneza c. 1500 Cobre esmaltado 21,0 x 13,5 cm.Cofre portátil Ateliê dos Temas Morais e de Amor Veneza Primeira metade do século XVI Madeira folheada a ouro, gesso e óxido de chumbo (pastiglia) 12,0 x 20,0 x 13,0 cm.Homens lutando com um centauro Manufatura Capo di Monte Florença 1775-1790 Porcelana branca vitrificada 76,0 x 36,0 x 29,5 cmMadona com menino e São João criança Andrea del Sarto, atribuição (1487- 1530) Florença Óleo sobre madeira 50,5 x 41,5 cm
Meninos pescando Giovanni Francesco Romanelli (16101662) Encáustica sobre cartão colado em madeira 159,0 x 310,0 cm.Madona dos Meninos Travessos Mestre das Madonas dos Meninos Travessos (1501-1550), atribuição Argila policromada 55 x 30 x 22 cm.Par de Anjos ajoelhados Luca Della Robbia (1400-1482) Florença Cerâmica esmaltada 76 x 55 x 32 cm e 76 x 54,5 x 29 cm.Par de Anjos ajoelhados Luca Della Robbia (1400-1482) Florença Cerâmica esmaltada 76 x 55 x 32 cm e 76 x 54,5 x 29 cm. bSandro Botticelli, Madona, Menino e São João Batista - Itália, séc. XV - foto Sérgio ZallisSagrada Família Bernardo Strozzi (15811644) Óleo sobre tela 112,0 x 87,0 cm.Santa Maria Madalena Maestro dei Magi di Fabriano Urbino Último quartel do séc. XIV Madeira policromada 79,0 x 32,0 x 15,5 cmTintoretto - Retrato de Nicolaus Padavinus - Veneza, Itália, 1589 - Foto Sérgio Zallis

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