Imagem da logo


Oficinas de Novembro

Durante o mês de novembro, a Casa Museu Eva Klabin convida o público de todas as idades para uma programação especial de oficinas de práticas artísticas! Confira a agenda completa abaixo:

ATIVIDADES:

Oficina de desenho - Teia Cultural

Na oficina os participantes serão convidados a criar desenhos partindo de imagens e formas preexistentes formando uma “teia” de olhares e múltiplas conexões. Inspirada na exposição Transformai as velhas formas do viver, a proposta visa estimular a autonomia criativa, a percepção visual e o senso crítico.

Essa prática provoca a reflexão sobre as imagens que nos rodeiam e mostra que nós que atribuímos sentidos a elas. Esses significados, contudo, não se dão de forma aleatória ou homogênea, mas são resultado de percepções individuais e do repertório cultural que é construído coletivamente. Deste modo, uma mesma imagem pode ter sentidos diferentes em territórios distintos e podem ser ainda mais variados de acordo com a multiplicidade das
populações. Um exemplo disso, são os vasos Nazca e Chimu presentes na mostra, que no contexto museal, são lidos prioritariamente como objetos estéticos, enquanto nas culturas de origem suas formas e desenhos assumem funções rituais e espirituais.

Assim, a atividade busca também compreender a importância de ressignificar conceitos e problematizar leituras universais a fim de valorizar culturas e saberes historicamente marginalizados.

 

Oficina Experimental de Fotografia

Para os povos indígenas, nós, os seres humanos, não estamos separados da terra, ou seja, da natureza. Nossa identidade se constrói a partir das relações com os outros seres com quem compartilhamos a existência terrestre, os quais, assim como nós, também possuem humanidade. O ambientalista e filósofo, Ailton Krenak, defende que, ao nos alienarmos da terra, nos afastamos do próprio exercício do ser. Essas reflexões dialogam diretamente com o trabalho da fotógrafa Claudia Andujar, uma das artistas presentes na exposição “Transformai as Velhas Formas do Viver”, na Casa Museu Eva Klabin.

O objetivo desta oficina é experimentar a técnica de dupla exposição para criar imagens a partir das texturas encontradas no jardim da Casa Museu Eva Klabin. Entendemos como textura o conjunto de características físicas de uma superfície, percebidas pelo tato ou pela visão, como rugosidade, suavidade e/ou maciez. A textura pode ser real, aquela que podemos sentir com o toque, como a aspereza do tronco de uma árvore ou o aveludado da
pétala de uma rosa, ou a textura pode ser implícita ou visual, percebida através de uma imagem ou obra de arte que simula o efeito tátil.

Durante a atividade, utilizaremos da técnica da dupla exposição para sobrepor imagens e criarmos texturas visuais. A técnica surgiu por acidente nas câmeras analógicas quando o filme não era rebobinado corretamente, resultando em mais de uma imagem no mesmo espaço do negativo. O que era considerado um erro, passou a ser apreciado pela sua beleza artística, levando os fotógrafos a utilizá-la como recurso poético para criar efeitos
abstratos e expressivos.

Ao final da oficina, os participantes enviarão por e-mail as fotografias produzidas durante a atividade prática e, coletivamente, vamos conversar sobre as motivações por trás da produção de cada imagem.

 

PROGRAMAÇÃO:

- Oficina de desenho - Teia Cultural

Sábado: 01 de novembro - 15h
Domingo: 09 de novembro - De 14h às 16h

Classificação: à partir de 03 anos.

 

- Oficina Experimental de Fotografia

Sábados e Domingos: 02, 08, 15, 16, 29 e 30 de novembro - 15h

Classificação: à partir de 05 anos.

Serviço

Oficinas de Novembro

Datas: 01, 02, 08, 09*, 15, 16, 29 e 30 de novembro.
Horário: Sábados e domingos - oficinas às 15h;
*Obs: No dia 09/11, por conta do Concertinhos de Eva, a oficina será oferecida de 14h às
16h. Confira a programação.
Local: Casa Museu Eva Klabin: Av. Epitácio Pessoa, 2.480 – Lagoa | A 5 minutos da
estação de metrô Cantagalo
Entrada gratuita.
Retirada de senhas 10 minutos antes do início de cada atividade.
Classificação indicativa:
Oficinas: a partir de 3 ou 5 anos, conforme a atividade específica.

Receba a programação da casa