Próximos eventos

ANIVERSÁRIO DA CASA MUSEU EVA KLABIN voltar

ANIVERSÁRIO DE 22 ANOS DA CASA MUSEU EVA KLABIN

Sábado, 12 de agosto de 2017, das 14 às 19:30h

Todas as atividades são gratuitas e sujeitas a lotação.

Programação

- Visita mediada à coleção 14h | 15h | 16h | 17h
Conversas com educadores apresentando os diferentes ambientes, a coleção e a história da Casa-Museu.

Retirada de senhas 10 minutos antes de cada visita, na recepção

- Detetives no Museu 14h
Transforme-se em detetive para desvendar enigmas e mistérios que envolvem a Casa Museu Eva Klabin.

Retirada de senhas na recepção a partir das 14h, na recepção

- Farra dos Brinquedos 15h
Um espetáculo que mistura música e números teatrais, retratando situações da infância de forma lúdica. Jazz, samba, choro e baião, entre outros ritmos, estarão na apresentação da trupe. O Farra dos Brinquedos é formado por Pedro Miranda (voz e percussão), Elisa Addor (voz), Marcelo Caldi (acordeon e voz), Alexandre Caldi (saxofones), Nando Duarte (violão de 7 cordas e contrabaixo acústico), Carlos Cesar Motta (bateria e percussão) e Bebel Nicioli (flauta e clarinete).

- Conhecendo a impressão 3D 16h 
Com o Prof. Jorge Lopes e equipe do NEXT - Núcleo de Experimentação Tridimensional PUC-Rio

Conversa sobre as inúmeras possibilidades do mundo da impressão 3D, escaneamento e impressão 3D de uma peça da coleção Eva Klabin para que o público acompanhe o processo.
Retirada de senhas a partir das 14:30h, na recepção

- Oficinas de práticas artísticas 16h
Oficinas comandadas pela equipe do Programa de Educação

Origami 16h; Gravura 17h + Cantinho de leitura com livros para ler e colorir 
Para as Oficinas, retirada de senhas 10 minutos antes da atividade, no jardim

- Concerto do Rio International Cello Encounter 18:30h
London Music Club Quartet | Lorna Grifitt, piano; Haroutune Bedelian, violino; Russell Guyver, viola; David Chew, violoncello

Programa:
Mozart: Quarteto em G minor 
Brahms: Quarteto em C minor

Retirada de senhas a partir das 17h, na recepção

As delícias Da Cozinha Café Bistrô ficarão a venda no jardim durante todo o evento! 

Saiba mais sobre a programação:

- Farra dos Brinquedos  

Diversidade musical para o mundo das crianças
O Grupo Farra dos Brinquedos desperta no público infantil o encanto pela música popular brasileira. Com um repertório autoral, focado em situações cotidianas vividas entre pais e filhos, os músicos investem na variedade de ritmos, na qualidade dos arranjos e interpretação, no caráter educativo e na dimensão cênica da música.   
Criado por cantores e instrumentistas consagrados do cenário carioca, o Farra dos Brinquedos realça o lado encantador, poético e brincante da música popular brasileira. É um convite às crianças (e também aos adultos) conhecerem de perto essa riqueza e diversidade. 

O Farra dos Brinquedos é formado por Pedro Miranda (voz e percussão), Elisa Addor (voz), Marcelo Caldi (acordeon e voz), Alexandre Caldi (saxofones), Nando Duarte (violão de 7 cordas e contrabaixo acústico), Carlos Cesar Motta (bateria e percussão) e Bebel Nicioli (flauta e clarinete).

A partir da direção de Duda Maia, a apresentação do grupo ganhou uma dimensão mais cênica, permitindo um diálogo aberto com o teatro e a dança. Dentro das feições de um musical, o espetáculo explicita o olhar lúdico, no qual a situação "real", vivida no cotidiano, tende a penetrar o universo da brincadeira. 

- NEXT - Núcleo de Experimentação Tridimensional PUC-Rio
(http://next.dad.puc-rio.br/about/) e o Prof. Jorge Lopes 

O Núcleo de Experimentação Tridimensional - NEXT - é um laboratório de pesquisa do Departamento de Artes e Design - DAD - da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. O NEXT baseia suas pesquisas em processos de design experimentais inovadores através da simulação e modelagem tridimensional física e virtual. O campo de atuação do NEXT envolve pesquisas e desenvolvimentos nas áreas de visualização tridimensional interativa, tecnologias de obtenção e tratamento de superfície 3D, interação háptica, e tecnologias não invasivas de obtenção de imagens. Para isso, conta com diversas tecnologias emergentes para aquisição, visualização e materialização 3D como: escaneamento digital tridimensional, tomografia, fabricação digital e outras tecnologias de apoio à simulação e teste como eye traking, motion capture e sistemas diversos de realidade virtual como oculus rift.

Jorge Lopes é professor e pesquisador de pós-graduação do Departamento de Design da Puc-Rio, onde coordena o Núcleo de Experimentação Tridimensional. É PhD em Design de Produtos pelo Royal College (Reino Unido) e pesquisador DT II pelo CNPq, além de tecnologista do INT.  Atua como pesquisador colaborador do Museu Nacional da UFRJ, no Laboratório de Processamento de Imagem Digital. É sócio e diretor científico da empresa Tecnologia Humana 3D (TECH3D), graduada pela Incubadora de Empresas do INT e coordena o projeto Fabricação Digital (Petrobras/Onip/INT/PUC-Rio). Possui trabalhos de impressão 3D na coleção permanente do Science Museum de Londres e participa de diversas exposições nacionais e internacionais. 

Em 2015, uma parceria entre a Casa Museu Eva Klabin e o NEXT realizou o projeto 3Dimensões: arte, tecnologia e educação, que trouxe escolas para acompanhar o processo de escaneamento e impressão de peças da coleção na casa museu.

- Rio International Cello Encounter (http://riocello.com/site_2017/) e o London Music Club Quartet

O Rio Cello foi criado em 1994 pelo violoncelista inglês, condecorado pela Rainha da Inglaterra e radicado no Brasil, David Chew. Completa 23 anos de luta e história com muitas novidades, sempre gratuitas. A cada ano atinge um público maior e mais diversificado e está presente em diversas comunidades, fazendo um trabalho de educação musical. Virtuoses dos mais diversos instrumentos, bailarinos e artistas plásticos vindos de todas as partes do mundo realizam apresentações e workshops gratuitos em diversos pontos da capital carioca do Rio de Janeiro, além de Cabo Frio e Volta Redonda, sempre tendo o "Cello" como personagem principal. A Casa Museu Eva Klabin é parceira do Rio Cello desde 2012, sempre sediando um dos concertos do festival.

O London Music Club Quartet teve como inspiração o London Music Club, espaço estabelecido na década de 1940 pela pianista Adela Hamilton Armstrong, em Holland Park, onde os músicos viviam e podiam tocar a qualquer momento do dia ou da noite. Por lá passaram muitos músicos conhecidos e estudantes, que frequentavam as escolas de música londrinas, entre os quais Martha Argerich, Stephen Bishop, Fou T'Song e Desmund Bradley, entre outros.

Os atuais componentes do conjunto foram também, em determinados momentos da década de 1970, residentes do LMC e lá faziam seus ensaios para os concertos de música de câmara. Tanto David Chew quanto Haroutune Bedelian conheceram suas esposas no LMC. David Chew radicou-se depois no Rio de Janeiro, enquanto Haroutune e Lorna mudaram-se para a Califórnia e Russell Guyver para o Colorado. Ao longo do tempo, integraram o conjunto vários outros artistas, incluindo Robert Chew, Gerald Robbins, Phillip Matthews e Armen Ksajikian. Nos últimos quinze anos, o London Music Club Quartet vem fazendo shows na América do Norte e do Sul, bem como na Europa.